A equipe que contava com cinco medalhistas paralímpicos terá mais dois medalhistas vestindo suas cores nas competições de 2022
A Naurú anunciou hoje os nomes dos atletas que farão parte de sua equipe de atletismo paralímpico para as competições do ano de 2022. Ao todo 15 atletas e 6 atletas guias defenderão a equipe nas primeiras competições nacionais que serão realizadas no Brasil desde o começo da pandemia, no início de 2021. Entre as novidades da equipe estão dois medalhistas em Tóquio 2020.
Muitas medalhas e histórias
Foto: Miriam Jeske/CPB
A principal novidade da equipe é a chegada da experiente multimedalhista Jerusa Geber, que conquistou a medalha de bronze nos 200m da classe T11 nos Jogos Paralímpicos de Tokyo. Além da medalha, Jerusa foi protagonista de um dos momentos mais emocionantes e triste dos Jogos, quando a guia que une a atleta a seu atleta guia se rompeu, causando a desclassificação da dupla e impedindo uma medalha quase certa. Junto com Jerusa, também passa a fazer parte da equipe seu atleta guia Gabriel Garcia.
Jerusa, que compete na classe destinada a atletas cegos, é uma das atletas brasileiras com maior número de medalhas na história do atletismo brasileiro, com 4 medalhas conquistadas em 4 edições dos Jogos e terminou o ano de 2021 como a quinta mulher mais rápida do mundo entre as atletas de todas as classes.
Confira abaixo o vídeo da prova que garantiu a medalha de Bronze para Jerusa em Tokyo:
Novato experiente
© Reuters/Marko Djurica
Outro medalhista de Bronze em Tokyo 2020 que também passa a competir pela Naurú em 2022 é o velocista Ricardo Gomes de Mendonça, que conquistou sua medalha na prova dos 200m da classe T37 em sua primeira participação em uma uma edição dos Jogos Paralímpicos, aos 32 anos de idade. Ricardo, que sofreu um acidente de trabalho aos 24 anos de idade, só passou a se dedicar ao atletismo Paralímpico em 2019, já com 30 anos de idade.
Ele, que já estava treinando com os atletas da Naurú desde o segundo semestre do ano passado, poderá competir pela primeira vez pela Naurú com a volta das competições.
Confira abaixo o vídeo da prova que garantiu a medalha de Bronze para Ricardo em Tokyo:
Time Naurú 2022 de atletismo
Jerusa e Ricardo juntam-se a Verônica Hipólito, Felipe Gomes, Julyana Silva, Thomaz Ruan e Washington Junior, atletas do Time Naurú que também são medalhistas Paralímpicos. Confira a seguir a lista completa dos atletas que irão competir pela Naurú este ano:
- Daniel Wilker – T13
- Davi Wilker – T13
- Fabricio Ferreira – T12
- Felipe Gomes – T11
- Gabriela Mendonça – T13
- Jerusa Geber – T11
- Jessica Giacomelli – T54
- Julyana Silva – F57
- Ricardo Gomes – T37
- Tascitha Oliveira Cruz – T36
- Thomaz Ruan de Moraes – T47
- Vanessa Cristina – T54
- Verônica Hipólito – T37
- Viviane Ferreira – T12
- Washington Jr – T47
- David Lincoln – Guia
- Gabriel Garcia – Guia
- Jackson Silva – Guia
- Jonas Silva – Guia
- Mateus Oliveira – Guia
- Newton Vieira – Guia
Competições
A primeira competição nacional realizada no país depois do início da pandemia será o CIRCUITO LOTERIAS CAIXA DE ATLETISMO, com a primeira fase realizada nos dias 12 e 13 de março, no Centro Paralímpico, em São Paulo. A competição não será aberta ao público, devido aos protocolos sanitários adotados pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).
Ainda no primeiro semestre serão realizadas o Open Internacional de Atletismo, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo e a segunda fase do circuito Loterias Caixa. Todas as competições serão realizadas no Centro Paralímpico em São Paulo, organizadas pelo CPB.
Assessoria de Imprensa Naurú
Sobre a Nauru
Naurú é uma iniciativa da multi medalhista Verônica Hipólito e de vários profissionais da área para transformar o esporte no Brasil. A Naurú é formada pelo Time Naurú, equipe paralímpica de natação e atletismo e pelo Instituto Naurú, projeto social para transformar vidas através do esporte.
Contato
Para entrevistas com os atletas, possibilidades de patrocínio, parcerias e mais informações sobre a Naurú entre em contato contato@nauru.com.br