A multi medalhista paralímpica anunciou o início das atividades de seu projeto social, que irá atender mais de 60 crianças com e sem deficiência.
Verônica Hipólito, multi medalhista paralímpica e campeã mundial de atletismo, anunciou neste domingo, dia 12 de novembro, o início das atividades de seu projeto social. O projeto inicial do Instituto Naurú será realizado em Santo André-SP e atenderá crianças da região onde Verônica viveu toda sua vida e iniciou no esporte, e vem para completar as ações do Time Naurú, equipe de esportes criada por ela em 2019 e é formada por diversos campeões mundiais e paralímpicos de natação e atletismo.
O projeto vai iniciar suas atividades na segunda quinzena de novembro e vai contar com aulas de iniciação ao atletismo para crianças e jovens, com e sem deficiência, dos 6 aos 18 anos. Nas aulas as crianças poderão brincar com o esporte e através dele trabalhar o conhecimento pessoal relacionado a aceitação, a autovalorização e a autoestima. Além é claro, de servir de celeiro de novos atletas para a equipe de atletismo da Naurú.
Mas o principal objetivo do projeto é transformar a vida das crianças através do esporte, assim como transformou a vida de Verônica, que teve uma série de problemas de saúde ao longo de sua vida, como um AVC e mais de 200 tumores. “O esporte entrou na minha vida como diversão, se tornou reabilitação e logo virou profissão. Tudo o que conquistei foi graças ao Esporte, e quero ajudar a transformar outras vidas através dele”.
Valdemar Nakauê, Verônica e seu pai, Dimas Hipólito, durante treino no início da carreira da atleta. (Foto: Arquivo pessoal)
Primeiro treinador
Além da cidade que a iniciou no esporte, o projeto conta com a participação de seu primeiro treinador. Valdemar Nakauê foi o treinador que ensinou Verônica a dar os primeiros passos nas pistas de atletismo. Valdemar tem 72 anos e atua como professor de atletismo há mais de 50 anos. Eu não pensei duas vezes quando me convidaram para o projeto. Recuperar o esporte em nossa região é muito desafiador, mas estou pronto para contribuir e me esforçar ao máximo, disse Valdemar.
O treinador ainda disse sobre o que o esporte proporciona a sociedade: O projeto não é somente sobre revelar campeões e campeãs a nível internacional, é sobre os jovens se divertirem, se encontrarem. Não imaginava voltar a ter esperança com o esporte aos 72 anos, mas todos do Instituto Naurú estão animados e trabalhando muito.
Valdemar será o treinador principal do projeto e será o responsável pela equipe que irá atender as crianças e jovens do projeto.
Histórias que inspiram histórias
As histórias de vida de Verônica e do projeto chamaram a atenção da Coaches Across Continents. A CAC é uma associação sem fins lucrativos que auxilia o desenvolvimento de associações que trabalham o esporte em comunidades vulneráveis na América do Sul. Financiada pela DISNEY, a CAC escolheu a Naurú pelo grande potencial de impacto em uma comunidade muito vulnerável no Brasil, a das pessoas com deficiência. Dessa maneira a CAC irá financiar as ações iniciais do Instituto Naurú, e com esse apoio vai ajudar a mudar vidas e escrever histórias incríveis, que vão servir de inspiração para outras pessoas, assim como a história de Verônica.
Assessoria de Imprensa Naurú
Sobre a Nauru
Naurú é uma iniciativa da multi medalhista Verônica Hipólito e de vários profissionais da área para transformar o esporte no Brasil. A Naurú é formada pelo Time Naurú, equipe paralímpica de natação e atletismo e pelo Instituto Naurú, projeto social para transformar vidas através do esporte.
Contato
Para entrevistas com os atletas, possibilidades de patrocínio, parcerias e mais informações sobre a Naurú entre em contato contato@nauru.com.br